DICAS DE INSTALAÇÃO
1. O ambiente deve estar apto para a instalação da nova porta, conferindo se o piso já está devidamente instalado, a parede pintada e toda parte de acabamento finalizada, evitando assim a exposição das portas à umidade e a possíveis danificações.
2. Ferramentas necessárias : – Trena – Martelo de borracha – Prumo – Espuma expansiva ou poliuretano – Estilete
3. Medidas do vão : Com o auxílio de uma trena medir altura, espessura e largura do vão.
4. Manipulação e encaixe da porta : Coloque a porta no vão, fixe com as cunhas na parte inferior, superior, central e coloque-a no prumo.
5. Espaçar através de cunhas : Encaixe as cunhas da parte superior na horizontal e das laterais na vertical. Verifique com atenção a altura e o prumo do piso final. Caso necessário coloque um calço com altura simulando o piso acabado.
6. Nivelação : Com o auxílio de um prumo ou uma régua de nível nivele a porta de modo que ela permaneça na posição correta.
7. Aplicação da espuma : Após o quadro da porta estar no prumo aplique o poliuretano nas laterais, onde ficará a moldura. Não mexa nem abra a porta no período de secagem do poliuretano.
8. Retire as travas do quadro da porta, aplique as guarnições e demais acessórios.
DICAS DE CONSERVAÇÃO E ACABAMENTO
- Se a porta for de madeira de lei pode ficar sem acabamento, ao natural, bastando lixar e aplicar cera de carnaúba e, posteriormente, lustra-móveis para conservação.
- Outra sugestão é aplicar um produto selante (base para os acabamentos, atuando como impermeabilizante), que veda os poros da madeira, ajudando a proteger contra possíveis problemas.
- Uma alternativa para o acabamento é a aplicação de verniz, fosco ou brilhante.
- A aplicação de laca confere à madeira um aspecto plastificado ou até marmorizado, dependendo do tipo de trabalho.
- Outra opção de acabamento é revestir com laminado melamínico, de fácil manutenção.
- Para a colocação de vidros, deve-se preferir os temperados.
Clarear ou escurecer a madeira :
- Para clarear a madeira, utiliza-se ácido muriático, cloro ou água oxigenada.
- Para escurecer, utiliza-se betume misturado a um produto selante, extrato de nogueira ou cera de carnaúba escurecem o material. Em qualquer um dos processos, o produto deve ser aplicado com suavidade e de maneira uniforme, a não ser que o desejado seja o efeito manchado. Nesse caso, a aplicação é feita com pinceis ou estopa.
*Recomenda-se cautela no manuseio desses materiais e administração por um profissional da área.